Vinte anos de excelência na investigação em materiais à escala global
2022-10-14
As Jornadas CICECO 2022 marcaram o final do ciclo de eventos da comemoração dos 20 anos do CICECO e juntaram mais de 300 participantes e 12 palestrantes convidados.

“Continuem o bom trabalho e o país e a Europa, certamente, que vão melhorar!”. Com esta frase, o Reitor da Universidade de Aveiro (UA) fechou a sua intervenção na sessão de encerramento da conferência que assinalou o final das comemorações dos 20 anos do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro. O programa incluiu comunicações científicas, debates e entrega de prémios para posters, aos melhores investigadores jovens, entre outras distinções relacionadas com atividades do ciclo de comemorações.

A conferência final do ciclo de eventos que assinalou 20 anos do CICECO juntou mais de 300 participantes no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro. Neste evento, intitulado “Hand in hand with society” (“De mãos dadas com a sociedade”), estiveram presentes 12 palestrantes convidados - desde académicos a representantes das empresas e de instituições científicas, nacionais e estrangeiros – e reuniu-se um total de 187 posters apresentando resultados de trabalhos científicos.

Com a missão, agora reescrita, de “criar e disseminar conhecimento científico e tecnológico para desenvolver, processar e aplicar materiais que antecipem e respondam aos desafios da sociedade global”, o CICECO é constituído por um corpo de conhecimento de quase 450 membros. Este número inclui académicos, investigadores doutorados, estudantes de doutoramento, técnicos de laboratório e administrativos. Desde 2002, ano em que recebeu o estatuto de laboratório associado, que o número de estudantes de doutoramento do CICECO tem mostrado tendência crescente.

De acordo com o balanço da atividade feito pelo diretor deste laboratório associado, João Coutinho, a média anual do número de artigos publicados em periódicos indexados (SCI) ronda os 496, desde 2013, tendo atingido 584 artigos em 2021, e totalizando 15 em periódicos dos grupos Science e Nature. Nos últimos cinco anos, o laboratório associado totalizou 56 milhões de euros em projetos de investigação.

A área de ciência dos materiais da UA, esmagadoramente trabalhada por membros do CICECO, surge na primeira posição nacional na edição mais recente de três rankings: QS World University Rankings, Research.com e Xangai Ranking. Vinte e um membros desta unidade, assinalou ainda João Coutinho, estão entre os dois por cento a nível mundial pelo impacto do seu trabalho ao longo da carreira, de acordo com uma análise do ranking Stanford & Elsevier. Refira-se ainda, por ser sugestivo da qualidade da investigação produzida, que ao longo dos últimos cinco anos, entre vários outros importantes apoios, esta unidade conseguiu a atribuição de 10 bolsas do Conselho Europeu de Investigação (ERC, siglas em inglês): duas bolsas avançadas, duas de consolidação, duas de iniciação e quatro prova de conceito.

Comunicação de ciência e valorização do conhecimento


Depois de apresentações científicas, durante a manhã, o programa da tarde incluiu dois debates: um sobre comunicação de ciência, moderado por Paulo Ribeiro Claro, professor do Departamento de Química e investigador do CICECO, e outro sobre estratégias para o desenvolvimento de produto, moderado por Francisco Mendes, da Make It Product R&D e fundador da BeeVeryCreative.

No primeiro caso, participaram: Joana Paredes, presidente da ASPIC; Manuel Valença, Vice-diretor SciComPt; Pedro Almeida, professor do Departamento de Comunicação e Arte da UA; e Álvaro Pinto, diretor executivo do Centro Ciência Viva do Lousal. Antes do debate foi apresentado o trabalho vencedor do workshop dedicado à comunicação de ciência – o workshop decorreu em abril - e que envolveu os investigadores na produção de conteúdos para publicação em diferentes plataformas e direcionados para audiências distintas.

No segundo debate, estiveram os convidados: Júlio Grilo, diretor de Investigação e Inovação da Simoldes Plásticos; Jorge Girão, Gestor de Operações da Revigrés; João Veloso, Vice-reitor para Cooperação com a Sociedade da UA; e Nuno Silva, membro da equipa de I&D na HOVIONE.

Antes, foi apresentado o trabalho vencedor da Hackathon do CICECO, evento de inovação e valorização do conhecimento ocorrido em setembro. Venceu a proposta Combocoat, apresentado por Isabel Sousa, Paula Barbosa, Cristina Neves e Márcia Silva.

jornadas22awards.jpg

Três jovens investigadores premiados

Durante a sessão, foram atribuídos três prémios Jovem Investigador: a Mirtha Lourenço, do grupo “Nanomateriais inorgânicos funcionalizados e híbridos orgânicos-inorgânicos”, a Ana Francisca Silva, investigadora no grupo “Materiais biomédicos e biomiméticos”, e a Filipe Sosa, membro do grupo “Biorrefinarias, reciclagem e materiais de origem biológica”.

De entre os quase 190 posters apresentados na conferência, foram premiados três:

  • “Red mud-based alkali-activated foams for acid mine drainage treatment”, de João Carvalheira, Rui Novais e João A. Labrincha;

  • “Strategy for eletromechanical functionalization of poly l-lactic acid polymer surface for bioactive coating”, por Maxim Ivanov, Júlio R. H. Rocha, Noelle Zanini e Paula M. Vilarinho;

  • “Adhesive pullulan-based films comprising deep eutectic-curcumin formulations to overcome antimicrobial multi-resistence”, da autoria de Sónia N. Pedro, Bruno F. A. Valente, Carla Vilela, Helena Oliveira, Adelaide A. Almeida, Mara Freire, Armando J.D. Silvestre e Carmen S. R. Freire.

Seis outros posters mereceram Menções Honrosas.

Outras formas de partilhar

Dos trabalhos produzidos no concurso de fotografia foram premiados dois trabalhos fotográficos, um por cada categoria de concurso – fotos relacionadas com o dia-a-dia de investigação no CICECO e fotos de Aveiro: “Inclusive workplace benefits everyone”, de Diogo Marinheiro, e “Through the looking glass”, de Inês Cardoso. A galeria dos trabalhos concorrentes pode ser consultada: http://jornadasciceco.web.ua.pt/gallery_photos.html .

Quanto à competição de vídeos “minFilm competition”, foi distinguido o trabalho de Mariana Vallejo e Hélder Batista, “Say yes to the circular economy”. A galeria dos vídeos concorrentes está disponível: http://jornadasciceco.web.ua.pt/videos.html

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg