João Rocha eleito como membro da Académie Royale de Belgique
2022-04-01
Antigo diretor do CICECO será o primeiro cientista português a integrar a prestigiada Academia.

João Rocha, professor da Universidade de Aveiro (UA), ex diretor do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro, e presente coordenador do Conselho de Laboratórios Associados, será o único cientista português a integrar como Membre associé a Classe de Ciências da prestigiada Académie Royal de Belgique des Science, des Lettres et des Beaux-Arts.

Este estatuto será outorgado numa cerimónia com grande carga simbólica, que se realizará em 16 de dezembro próximo em comemoração dos 250 anos desta Academia. A distinção reconhece a carreira científica ímpar de João Rocha no domínio da química de materiais, em particular, nanoporosos e no estudo das suas interfaces por ressonância magnética nuclear, bem assim como a sua colaboração com cientistas belgas.

João Rocha é já membro da European Academy of SciencesEURASC, da Academia das Ciências de Lisboa, Fellow of the Royal Society of Chemistry, e Fellow of Chemistry Europe. Recebeu, entre outros, prémios de carreira da Sociedade Portuguesa de Química, da Real Sociedad Española de Química, e da Société Chimique de France. Publicou cerca de 520 artigos com revisão de pares, que receberam mais de 25.000 citações.

Share to Facebook Share to Twitter Share to Google+ Share to LinkedIn
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg