
A Universidade de Aveiro (UA)/CICECO é uma das entidades parceiras da XII edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, organizada pela Câmara Municipal de Aveiro. O evento decorre de 6 de novembro a 6 de dezembro e transforma Aveiro na Capital da Cerâmica Artística. O evento conta com a exposição "Arte Micro", organizada por Jorge Frade, investigador do CICECO e professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica (DeMaC), com a participação no ciclo "Conversas de inovação", com a participação de Paula Vilarinho (Da inovação virtual à real) e Maria Helena Fernandes (Bioinspiração e biomateriais), e ainda na "Mostra de I&D" com duas vertentes: "Inovação Material" e "Inovação Imaterial". No âmbito desta última, expõe-se, com apoio da Revigrés, um peculiar vestido concebido pelo atelier Storytailors, inspirado na história da cerâmica em Portugal.
Mostra I&D
A Bienal Internacional de Cerâmica Artística assume também um objetivo prospetivo, pelo que inclui a “Mostra I&D”, no Museu de Aveiro/Museu Santa Joana com duas vertentes, ambas promovidas pela UA: "Inovação Imaterial" e "Inovação Material".
A mostra sobre "Inovação Material" inclui uma mostra de inovação em cerâmica, parceria entre a UA e a indústria, com exposição de produtos resultantes deste diálogo. É o caso de "Louça utilitária inovadora para indução", "Cerâmicos para economizar energia", "Impressão 3D em cerâmica" e “Proteção de produtos de porcelana decorados com metais nobres com filmes obtidos por sol-gel”, todos eles resultantes de projetos do DEMaC/CICECO, "Impressão 3D em azulejo", do Departamento de Engenharia Civil, e "Pavimento inteligente; Um padrão, uma variação (criação na tradição)", do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática (DETI)/Instituto de Telecomunicações (IT).
Para além destes projetos, a mostra "Inovação Material" inclui a mostra de inovação em cerâmica, parceria entre conhecimento e indústria, com exposição de produtos resultantes desta simbiose.
Por outro lado, a mostra "Inovação Imaterial" é composta por três exposições. Uma delas é resultante do workshop de design cerâmico “Sentir o Planeta Terra”, produzido com a Vista Alegre /Atlantis nas suas instalações industriais em Ílhavo, 2008, sob orientações de João Nunes, professor do Departamento de Comunicação e Arte da UA. A outra decorre no âmbito do projeto de Elizer Nogueira do Nascimento Junior, “Coleção EXCESS: Classic and baroque, chaos and order, serial and unique, waste and luxe, art and industry”, produzido com a Vista Alegre /Atlantis nas suas instalações industriais, em Ílhavo, 2013, sob orientação de Cláudia Albino (DeCA) e Rui Roda. A terceira designa-se "Design de novos produtos sob influência da cultura nórdica", é da autoria do designer Edgar Silva e tem orientação de Francisco Providência.
Art Micro
Uma outra iniciativa promovida pelo CICECO é a exposição "Art Micro”, também patente no Museu de Aveiro/Museu de Santa Joana. Consiste em imagens de materiais cerâmicos vistos ao microscópio eletrónico, um olhar inovador e estético sobre a tecnologia e a natureza. “Um olhar cândido sobre a microscopia electrónica. Inovação e estética na tecnologia e na natureza. Fractais ou a incrível semelhança de escalas tão diferentes? Mimetismo, bio-inspiração e outras coincidências”, propõe o organizador de "Art Micro", Jorge Frade (professor do DeMaC/ CICECO).
Conversas de Inovação
No âmbito das conferências e debates destacam-se as “Conversas de Inovação”, no Auditório do Museu de Aveiro/Museu de Santa Joana, nas quintas-feiras, 12, 19 e 26 de novembro e 3 de dezembro às 18h00. O CICECO será representado nos dias:
19 de Novembro - Bioinspiração e biomateriais (Prof. Maria Helena Fernandes): Estará o mito da eterna juventude ao alcance da espécie humana, ou, pelo menos, o sonho de morrer jovem aos 100 anos? Pode a máquina fascinante e complexa do corpo humano reparar-se e imunizar-se ao envelhecimento? Na base de muitos dos maiores sucessos na medicina está o recurso a biomateriais cada vez mais sofisticados. O novo paradigma da regeneração de tecidos danificados ou envelhecidos emerge da inesgotável fonte de inspiração da natureza, com extraordinários exemplos de estruturas biológicas e de regeneração de seres vivos.
3 de Dezembro - Da inovação virtual à real (Prof. Paula Vilarinho): Que sabe sobre impressão tridimensional? Pode a vida na terra mudar radicalmente com a impressão 3D? Se acredita, está a pensar “em grande” e concorda com os visionários da tecnologia que consideram que a vida e as sociedades, tais como as conhecemos hoje, serão irreconhecíveis em 50 a 75 anos. A vida humana prolongar-se-á até aos 100 – 110 anos, com a ajuda de órgãos bio-impressos. Já se imprime pele e a reparação óssea é uma realidade. Imagine ainda o potencial de outros cenários futuristas: Viajar sem bagagem e imprimir a sua roupa no quarto do hotel? Criar uma sapataria topo de gama «made in Portugal » que imprima sapatos personalizados, sem importação da China ou da Indonésia? Desenhar e encomendar o seu serviço personalizado de porcelana, para um jantar verdadeiramente único?
A exposição principal da XII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro apresenta as obras selecionadas e premiadas pelo júri para o Concurso Internacional, a que se propuseram artistas portugueses e de países de outras latitudes como, por exemplo, da África do Sul, da Itália, da Eslovénia ou a Ucrânia. O diálogo artístico, técnico e cultural que os autores transmitem pelas peças concorrentes pode ser apreciado no Museu de Aveiro/Museu de Santa Joana. Estarão expostas cerca de duas dezenas de peças de artistas oriundos de diferentes países, tais como Portugal, Espanha, Argentina, Alemanha, Eslovénia, Brasil, Itália, Ucrânia, África do Sul, Lituânia e Polónia. O júri atribuiu três prémios: o primeiro prémio no valor de 6 mil euros, o segundo prémio de 4 mil euros e o terceiro, de 2,5 mil euros.
O Museu de Aveiro/Museu de Santa Joana recebe ainda a intervenção artística de Xohan Viqueira, artista espanhol de renome internacional, e comissário da Bienal, para além da exposição sobre a história da cerâmica aveirense “Do Cojo à Fonte Nova” que se conta através do espólio do Museu proveniente das antigas fábricas do Cojo e da Fonte Nova.
O Museu da Cidade acolhe os trabalhos de Cristina Bolborea, que figura como a Artista Convidada da XII edição da Bienal. A autora romena traz a Aveiro mais de 150 peças em cerâmica, vidro e metal. O Instituto Cultural Romeno apoia a realização desta exposição.
Na galeria do edifício da Antiga Capitania o público é convidado a conhecer os processos criativos da obra contemporânea da Vista Alegre. Estão expostos os estudos, os moldes e outras experiências técnicas e estéticas que precedem o nascimento das obras.
O Museu Arte Nova expõe trabalhos de artistas contemporâneos que reinterpretam a obra de Rafael Bordallo Pinheiro, inspirados pelas figuras do repertório do ceramista que se tornaram icónicas.
Na Galeria Morgados da Pedricosa está patente a mostra de “Moldes Cerâmicos das fábricas de Aveiro”. Exposição que espelha o acervo industrial da produção cerâmica aveirense.
As exposições estão abertas de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h00.
Para além das Exposições, o programa da Bienal inclui conferências e debates, atelier, workshops e visitas guiadas. As iniciativas previstas num total de cerca de duas dezenas transforma por um mês Aveiro na capital mundial de cerâmica artística.
Os workshops e ateliers oferecem uma dimensão participativa e interativa ao público da Bienal. A sala de serviço educativo do Museu de Aveiro/Museu de Santa Joana é palco de três: “Workshop de Serigrafia Aplicada”, a experiência de utilização da técnica de Serigrafia aplicada em suporte cerâmico; “Enfeites de Natal” destinado às crianças, para o dia 7 de novembro pela Funceramics e o atelier Pássaro de Seda propõe o workshop de iniciação à cerâmica “Vamos sujar as mãos de barro”.
Já noutro espaço, a proposta é do atelier Biscoito com “Faz-te à Cerâmica”. O Mestre Adelino Laranjeira coordena o “Workshop de Olaria” nas instalações da Funceramics.
Ainda a destacar as jornadas “A Cerâmica em Aveiro: Matéria, Criação e Expressão”, que decorrem nos dias 20 e 21 de novembro, no auditório do edifício da antiga Capitania, e que serve de mote às Jornadas de História Local e Documental que a Câmara Municipal de Aveiro e a ADERAV levam a efeito.
As “Conversas no Museu sobre Arte” também se aliam à bienal abordando a Coleção de Azulejaria do Museu de Aveiro/Museu Santa Joana no dia 26 de novembro, pelas 16h30.
A Bienal proporciona uma “Visita Guiada pelas Memórias Moldadas da Cidade”, um roteiro pelas ruas de Aveiro para descoberta da presença da cerâmica no edificado e engloba a visita comentada às diversas exposições do evento.
Com o apoio da CORDA, a Bienal faz uma Intervenção em Espaço Público, designada “Bienal bate à Porta”. Diversas obras de edições anteriores da Bienal estão distribuídas na Rua Direita (Rua de Coimbra), animando o espaço público, conjugando-o com a fruição artística.
Para obter mais informações sobre a XII Bienal consulte o desdobrável de divulgação da bienal ou o site do evento
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