Resumo
O presente invento diz respeito à obtenção de corpos cerâmicos refractários através de diferentes processos de conformação, a partir de lamas aluminosas provenientes de Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de indústrias de tratamento superficial, anodização e lacagem de alumínio.
As lamas podem ser utilizadas como matéria prima na formulação de composições cerâmicas, tal como saem da ETAR, secas a 110 ºC, calcinadas a temperaturas elevadas (1200-1400 ºC) ou, alternativamente, após calcinação a temperaturas mais baixas (até cerca de 800 ºC) seguida de lavagem para remoção dos sais solúveis.
Depois de ajustadas e controladas as características das pastas, que incorporam as lamas luminosas, materiais argilosos e/ou diatomite, é possível conformar peças cerâmicas por prensagem a seco (pós atomizados), por enchimento (tradicional ou sob pressão) e por conformação plástica (extrusão, prensagem).
De acordo com a invenção obtêm-se corpos cerâmicos refractários, de aplicação diversa, constituídos à base de mulite, mulite e alumina ou alumina.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A novidade consiste em reutilizar uma lama industrial rica em alumina na fabricação de corpos cerâmicos refractários através de diferentes processos de conformação, com todas as vantagens associadas de reduzir a quantidade de resíduo enviado para aterro e adicionando-lhe um novo valor. O lodo reprocessado pode ser usado sozinho ou em combinação com outros resíduos industriais ou de matérias-primas para ajustar o processo de consolidação e as propriedades finais pretendidas para os materiais refractários.
Aplicações
As cerâmicas refractárias baseadas mulita-alumina produzidas de acordo com esta patente de invenção são adequadas como materiais estruturais para aplicações de alta temperatura.