Resumo
Os condutores mistos do tipo iónico-iónico desta invenção são cerâmicos eutécticos representados pela fórmula (BaZr1-xMxO3-x/2)1-z (Zr1-yMyO2-y/2)zz em que M é pelo menos um elemento selecionado do grupo das terras-raras (Y, Sc, Ga), Al e In com x entre 0,03 e 0,20 e y entre 0,03 e 0,20, e z sendo tal que a razão total de Ba em relação a Zr no compósito em frações molares, Ba:Zr, está entre 0,21:0,79 e 0,29:0,71. Estes materiais exibem uma morfologia do tipo eutéctica composta por uma mistura de uma fase condutora de protões (BaZr1-xMxO3-x/2) e uma fase de óxido condutora de ião de oxigénio (Zr1-yMyO2-y/2), que são responsáveis pelo comportamento condutor misto do tipo iónico-iónico dos compósitos. Estes condutores mistos do tipo iónico-iónico são sintetizados por um método de solidificação direcional referido como fusão de zona com laser, permitindo o crescimento simultâneo das fases condutoras protónica/ião oxigénio sem fronteiras de grão, um problema até agora não resolvido por técnicas de síntese de tecnologia de pós convencionais.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A invenção descreve novos condutores iónicos mistos sintetizados por um método de solidificação direcional referido como fusão de zona com laser, permitindo o crescimento simultâneo de fases condutoras protónica/iónicas de oxigénio sem limites de grão, um problema até agora não resolvido por tecnologia convencional de síntese de pós.
Aplicações
Dispositivos eletroquímicos, tais como uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC) ou uma célula de eletrolisador de óxido sólido (SOEC) e outras tecnologias eletroquímicas relacionadas.