Resumo
A presente invenção diz respeito a um conjunto de composições de vidros e vitrocerâmicos bioativos capazes de desenvolverem uma camada superficial de hidroxiapatite carbonatada ao fim de uma hora de imersão em fluido fisiológico simulado (SBF). Tais composições podem incluir fluoretos, e uma variedade de óxidos (ou compostos seus precursores), tais como Na2O - Ag2O - SrO - CaO - MgO - ZnO - P2O5 - SiO2 - Bi2O3 - B2O3 - CaF2 , serem preparadas por fusão ou pelo processo sol-gel, sendo a composição especifica e o método de preparação seleccionados de acordo com as funcionalidades pretendidas, podendo apresentar taxas de biodegradação controladas e actividade anti- bacteriana. Os pós derivados dos vidros fundidos e arrefecidos em água (fritas) podem densificar completamente a 800°C sem desvitrificar, resultando em corpos com elevada resistência mecânica à flexão (~85 MPa). Os pós de biovidros preparados por sol-gel densificam a temperaturas mais baixas devido à sua maior área especifica e reatividade mais elevada.
Aspetos inovadores & principais vantagens
Aspetos inovadores & principais vantagens:
A presente invenção relaciona-se com o desenvolvimento de vidros bioativos e osteocondutoras alcalinos livres com altas taxas de biomineralização in vitro, expressa através de uma camada de superfície de deposição rápida de hidroxiapatita carbonatada, detetável por difração de raios-X após 1 h de imersão em fluido corporal simulado (SBF). Outras características distintivas da presente invenção, relativamente ao estado da arte, incluem: (i) excelente in vitro e in vivo do desempenho; (ii) de fácil fabricação de scaffolds 3D porosos; (iii) a capacidade boa de sinterização - densificação completa da matriz vítrea é alcançado antes do início da cristalização, como revelado na Fig. 3; (iv) fortes propriedades mecânicas.
Aplicações
Estes materiais podem ser aplicados clinicamente como materiais de enxerto ósseo para a regeneração de tecidos duros. Após a colocação do implante, os materiais são lentamente reabsorvidos e substituídos por um novo tecido ósseo durante o processo de regeneração, sendo indicado para o preenchimento de cavidades e defeitos ósseas em ortopedia e/ou aumento do volume de osso em medicina oral intra-óssea e defeitos maxilo-faciais.