Resumo
A presente invenção diz respeito a argamassas, para aplicação no revestimento interior e exterior de sistemas construtivos, que compreende misturas, em dife-rentes proporções, de microcápsulas de materiais de mudança de fase (PCM) e nanopartículas de dióxido de titânio, juntamente com um ou mais ligantes, à base de cal, cimento ou gesso, agregados, água e outros materiais auxiliares. A invenção diz também respeito a um processo para a ela-boração das referidas argamassas por mistura prévia e homo-geneização, em seco, dos componentes sólidos, com posterior mistura com água e homogeneização numa máquina misturadora. A argamassa de acordo com a invenção é utilizada no revestimento interior e exterior de sistemas construtivos, com o objectivo de poupar energia, melhorar a qualidade do ar e assegurar auto-limpeza.
Aspetos inovadores & principais vantagens
As argamassas desenvolvidas incluem PCM e também nanopartículas fotocatalíticas que contribuem para a degradação de poluentes atmosféricos. Além disso, tem-se desenvolvido um método para a preparação destas argamassas inovadoras de forma pré-doseada.
Devido às suas características dessas argamassas pode ser usado tanto dentro como fora de qualquer tipo de construção civil e apresentam adicionalmente as seguintes vantagens:
Redução do consumo de energia;
Adequado para a reconstrução (com base de cal);
Contribuição para o conforto possibilitando uma menor variação da temperatura no interior dos edifícios;
Contribuição para uma melhor qualidade do ar - pela degradação dos poluentes atmosféricos;
Capacidade de auto-limpeza;
Alternativa mais barata e mais limpa comparativamente com os mecanismos tradicionais de manutenção da qualidade do ar;
Aplicação de um único material - menos material, menos pessoas necessárias para aplicar = mais sustentabilidade.
Aplicações
Indústria - Construção, Reabilitação, Construção Sustentável. Produtores de argamassas.