Desenvolvimento de rolhas de cortiça produzidas por processos mais verdes e sustentáveis
Logos
tipo de financiamento Industry National
programa I&D em Co-Promoção
acrónimo/
referência
GCORK
referência alternative POCI-01-0247-FEDER-070302
grupo(s) de investigação 1 - nanomateriais inorgânicos funcionais e híbridos orgânico-inorgânico;
4 - biorrefinarias, materiais de origem biológica e reciclagem;
departamento Chemistry (DQ)
período de execução 2020-09-01 - 2023-06-30 ( 34 Meses )
resumo/
palavras-chave

"O Projeto GCORK tem por objetivo capacitar a Amorim Cork a ser a primeira empresa a lançar no mercado uma gama de rolhas de cortiça aglomerada com colas e tratamentos de superfície Bio, produzidas por processos mais verdes e mais sustentáveis. Este produto será extremamente inovador pois permitirá o desenvolvimento de uma rolha técnica de cortiça com mais de 95 % de biomassa de origem natural, produto que atualmente não existe no mercado. Esta rolha será maioritariamente constituída por grânulos de cortiça (> 80 %) de neutralidade sensorial aumentada, resultado de uma descontaminação através de uma extração com fluidos supercríticos altamente eficaz e com consumos energéticos inferiores em, pelo menos, 50 % face às tecnologias idênticas disponíveis no mercado. No entanto, este projeto pretende também, pela primeira vez, desenhar rolhas Bio com características técnicas que proporcionem o desempenho enológico mais adequado e que vá ao encontro das expectativas do produtor de vinho
Este projeto enquadra-se no esforço do promotor em reforçar a sua aposta de Investigação & Desenvolvimento na área de inovação, visando a melhoria contínua da performance dos seus produtos e, consequentemente, a satisfação das necessidades do mercado.
O consórcio promotor é constituído por 2 empresas, (Amorim Cork SA e Amorim Cork Research Lda.), e por 1 entidades não empresarial, (Universidade de Aveiro), reunindo as competências técnicas e científicas para o desenvolvimento do mesmo"

coordenador
/ip local
Carlos Manuel Silva
ciceco status Parceiro
instituíção proponente AMORIM CORK, S.A
instituições participante(s)

Universidade de Aveiro (UA); AMORIM CORK RESEARCH, LDA

parceiro(s) internacional Não
orçamento total 2.946.991€
orçamento ciceco 888.961€
centro de custos 3.89.341
publicações
Apoio

1suponsers_list_ciceco.jpg