Resumo
A presente invenção refere-se à aplicação de novas formulações de revestimento, contendo quitosano (e seus derivados) e celulose bacteriana, para o melhoramento das propriedades finais de materiais de base celulósica, como por exemplo papéis e materiais têxteis. O processo envolve a preparação de misturas homogéneas de celulose bacteriana e quitosano e o tratamento superficial dos substratos celulósicos com estas misturas. Os tratamentos superficiais descritos melhoram substancialmente as propriedades de superfície, mecânicas, ópticas, de barreira, antimicrobianas e a aptidão à impressão dos substratos celulósicos.
Aspetos inovadores & principais vantagens
A inovação da presente patente baseia-se no uso de novas formulações de revestimento, contendo quitosano e nanocelulose bacteriana, para a melhoria das propriedades finais dos materiais de base de celulósica, como papel e têxteis.
A combinação de quitosano e celulose bacteriana (junto com outros aditivos) permite a dispersão e aplicação (sob condições de cisalhamento) de celulose bacteriana sobre vários substratos celulósicos usando tecnologias de revestimento comuns, e simultaneamente a produção de materiais revestidos com propriedades melhoradas, incluindo de superfície, barreira, propriedades óticas, de impressão e atividade antimicrobiana.
Aplicações
O processo da presente invenção pode ser explorado em qualquer sector industrial que produza materiais revestidos de base de celulósica, como as indústrias de papel e têxteis. A exploração deste processo pode contribuir para o desenvolvimento/
/comercialização de produtos inovadores e diferenciados de base celulósica.