Descrição
O projeto EcoGrés+NG tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma pasta corada na qual serão introduzidos os resíduos/subprodutos resultantes do processo produtivo da Grestel e resíduos/subprodutos provenientes de empresas de outros sectores nomeadamente da Navigator (cinzas volantes e dregs da produção de pasta de papel), da Extrusal (lamas da anodização do alumínio) e da Grohe (lamas de processos de galvanização).
A nova pasta terá um custo inferior (> 20%) a uma pasta semelhante produzida com matérias- primas virgens. Aotimização da composição da pasta com a incorporação dos resíduos/subprodutos atrás referidos possibilitarádiminuição da sua temperatura de processamento com os consequentes benefícios económicos e ambientais. Para este efeito, o desenvolvimento será realizado em duas etapas (formulação de uma pasta corada na qual serão introduzidos todos os resíduos/subprodutos resultantes do processo de fabrico da Grestel e a formulação de uma pasta corada mas com a introdução de resíduos/subprodutos de outras indústrias) e a uma temperatura inferior à atualmente utilizada pela Grestel.
Como resultado da investigação realizada durante o projeto espera-se obter protótipos e pré- séries de peças cerâmicas produzidas com uma pasta que contém uma percentagem de resíduos/subprodutos (da Grestel e das outras empresas) superior a 80% e cuja temperatura de processamento será cerca de 30oC inferior à atualmente utilizada pela empresa. As questões relacionadas com o impacto ambiental e económico do uso de resíduos/subprodutos serão tidas em conta durante a execução do projeto através da avaliação das emissões gasosas e da certificação dos produtos desenvolvidos.
Para atingir estes resultados, a equipa de trabalho, liderada pela empresa Grestel, reúne elementos do Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica/CICECO da Universidade de Aveiro.
Coordenador
Coordenação
GRESTEL, Produtos Cerâmicos, AS
Participantes
Universidade de Aveiro