Descrição
O consórcio, criado no âmbito da presente candidatura, entre a empresa F. Ramada, Aços e Indústrias, S.A e a Universidade de Aveiro tem como objectivo o desenvolvimento de uma tecnologia de tratamento térmico não convencional, destinado à produção de ferramentas e engrenagens com melhores características de resistência ao desgaste e de estabilidade dimensional em serviço.
Esta melhoria de características potencia: um aumento da produtividade dos processos de conformação nos quais as ferramentas serão aplicadas; uma maior durabilidade dos componentes mecânicos (ferramentas e órgãos de máquinas); uma redução das despesas de manutenção desses componentes; e a diminuição do custo final dos produtos conformados.
A essência da tecnologia a desenvolver assenta numa transformação controlada e a temperaturas inferiores a 20ºC da austenite residual presente nos aços após têmpera. O processo apesar de conhecido há vários anos (normalmente é referido na literatura como sub-zero ou criogénico entre outros) encontra-se insuficientemente caracterizado do ponto de vista científico, tendo por isso reduzida expressão comercial.
O presente projecto pretende contribuir para o aumento do conhecimento científico acerca dos mecanismos de transformação da austenite (no domínio das temperaturas negativas) e procura a exploração comercial dos resultados encontrados no âmbito da concretização dos objectivos do projecto.
O trabalho a desenvolver contempla 6 fases e 21 tarefas, englobando a concepção, construção e parametrização de um equipamento industrial; a parametrização do processo produtivo; o desenvolvimento de produtos orientados para mercados alvo; a realização de ensaios de caracterização e de comparação entre os produtos tradicionais e os desenvolvidos no âmbito das etapas previstas no projecto.
Coordenador
Coordenação
Universidade de Aveiro (UA)
Participantes
F. Ramada, Aços e Indústrias S.A.
link
http://projectos.adi.pt/actions/project?id=C12/2005/0294&search=global&actionbean=actions/project