Resumo
O presente invento diz respeito à deposição serigráfica de camadas de óxidos, tais como TiO2 e ZnO, sobre peças cerâmicas vidradas, para promover a degradação, por fotocatálise, de corantes orgânicos em meio aquoso. A optimização das condições de deposição e posterior tratamento térmico das camadas obtidas, bem como da razão de concentrações óxido/corante, promove uma eficaz fotodegradação das soluções coradas. A velocidade de fotodegradação relaciona-se com a espessura da camada depositada de óxido, com a área e morfologia superficiais, com a temperatura de tratamento térmico e com o PH do meio, parâmetros de fácil ajuste experimental. Em condições optimizadas, obtém-se elevada taxa de degradação (90% de eliminação de cor ao fim de 7 horas) com camadas de 50g/m2 consolidadas a 750-950 ºC. O processo de fotocatálise é estimulado pela luz do sol ou por uma lâmpada que emite na região do visível (400-600 nm).
Aspetos inovadores & principais vantagens
A presente invenção diz respeito à deposição serigráfica de camadas de TiO2 e de ZnO em peças cerâmicas vidradas, para promover a degradação de corantes orgânicos em meio aquoso por fotocatálise. A otimização das condições de deposição e posterior tratamento térmico das camadas obtidas é crucial para promover fotodegradação eficaz das soluções coloridas. A velocidade de fotodegradação está relacionada com a espessura da camada de óxido depositada, com a sua morfologia e área de superfície. Em condições ideais, obtêm-se taxas de degradação elevadas (90% descoloração após 7 horas de irradiação) com camadas de 50g/m2, consolidadas a 750-950 ºC. O processo fotocatalítico ocorre por exposição a luz solar ou a uma lâmpada que emita na região visível (400-600 nm).
Aplicações
A aplicabilidade industrial está direcionada para o fabrico de revestimento cerâmico com novas funcionalidades. A sua utilização abrange ações de descontaminação ambiental asseguradas por materiais de construção funcionais.