Descrição
O Projeto Smart Green Homes (SGH) visa desenvolver soluções integradas de produtos e tecnologias para ambiente doméstico, elevando os padrões de conforto, segurança e satisfação de utilização a um novo nível e, ao mesmo tempo, dar resposta aos problemas de sustentabilidade do planeta, aumentando a eficiência energética e diminuindo as emissões de gases poluentes e o consumo de água.
O Projeto tem assim por objetivo o desenvolvimento de uma nova geração de produtos e serviços Bosch, contribuindo para reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.Sendo desenvolvido em co-promoção entre a Bosch Termotecnologia S.A. e a Universidade de Aveiro, pretende consolidar uma forte colaboração entre os co-promotores e permitir o reforço das competências de I&D da Bosch. Conduzirá à expansão do portfólio de soluções desenvolvidas em Aveiro, cada vez mais eficientes, disruptivas no mercado e com um custo competitivo, que não sejam facilmente replicáveis nem passíveis de adaptação por parte de outras empresas, para consolidar a posição da Bosch como líder mundial de termotecnologias no domínio residencial.
Serão criadas soluções inovadoras em bombas de calor, sistemas de tratamento de ar, aquecimento a gás, aquecimento elétrico, tratamento de águas e serviços de interface e controlo residencial, que não só aumentam a qualidade de vida das pessoas, mas também tornam as casas mais inteligentes e mais sustentáveis.
Pretendem-se deste modo atingir novas metas na área da energia, ambiente, recursos naturais e conforto, no domínio residencial.
Os objetivos gerais do Projeto são:
O aumento de mais de 20% da eficiência energética na habitação;
A diminuição das emissões de CO2 em mais de 20% por habitação;
A diminuição do consumo de água em mais de 50 L por dia em cada habitação;
O aumento do índice de conforto doméstico.
Coordenador
Paulo Jorge de Melo Matias Faria de Vila Real
Coordenação
Bosch Termotecnologia, S. A.
Participantes
Universidade de Aveiro (UA)
Grupos
G1 - Materiais Porosos e Nanossistemas;
G3 - Materiais Eletroquímicos, Interfaces e Revestimentos;
G2 - Materiais Fotónicos, Eletrónicos e Magnéticos;
G4 - Materiais Renováveis e Economia Circular;
G5 - Materiais Biomiméticos, Biológicos e Vivos;
G6 - Materiais Virtuais e Inteligência Artificial;